Elefanta ou Elefoa? Qual o certo?

Afinal, qual o certo? A fêmea do elefante se chama Elefoa ou Elefanta?

elefantes

Na verdade, a maioria das pessoas chamam a fêmea do Elefante de Elefoa! Porém, esta é uma informação errada, o correto é Elafanta! Há ainda aqueles que chamam de Aliá, sendo que este é o apenas nome designado aos elefantes asiáticos. Até mesmo no dicionário explica que a definição da fêmea do elefante é Elefanta, veja no michaelis.

Pronto, agora que você já sabe que a mulher do Elefante é Elefanta! =P

10 opiniões sobre “Elefanta ou Elefoa? Qual o certo?”

  1. Pingback: quintacategoria
  2. Vale ressaltar que a língua é viva e aceita palavras mesmo que ausentes no dicionário, já que o dicionário mental dos falantes nativos é mais significativo que um dicionário escrito. Assim, elefoa também está certo. Falo como cientista da linguagem. =)

    1. Esse papo de dicionário oral valer…isso é papo de cientista da linguagem que só apoia as ignorâncias de hoje em dia! Por isso tem qe ter engenheiros em todas as àreas do conhecimento…Pra maioria das pessoas sempre tem um meio certo…médico e engenheiro não pq se não vc morre um sua casa ou seu equipamento caem ou explodem!!!

      Não existe MEIO CERTO!!!!

  3. Elefoa é considerada pela maioria dos gramáticos como uma aberração da língua portuguesa. O dicionarista Aurélio dá como forma errada. No entanto, a palavra consta no VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa,publicado pela Academia Brasileira de Letras, ou seja, me parece que é reconhecida oficialmente, não obstante não tenha o apoio de importantes gramáticos.
    Elefoa parece derivar de um equívoco, mas talvez tenhamos que acatar o entendimento da Academia!
    Quanto à aliá, apesar de o dicionário Aurélio dar como fêmea do efefante, o gramático Luiz Antonio Sacconi entende que não é correto, pois trata-se de uma espécie diferente nativa do Sri Lanka.

  4. Antigamente era errado falar elefanta e sim elefoa. Assim como o feminino de bispo que hoje se tornou bispa (bispar é queimar um pouco o fundo da panela linguagem muito usada pelos capixabas)e era episcopisa.

  5. Quando eu frequentava o ensino primário, deixei de tirar média 100 (era assim na época) por ter optado por elefanta. Ainda mais, fui criticado publicamente pela escolha! Olha, isso dói até hoje. Desisti de ser bom aluno no aro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>